quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Comediante anuncia turnê de despedida de Quico, do Chaves


O comediante mexicano Carlos Villagrán, o Quico, personagem que saiu do programa Chaves, festejou seus 65 anos de idade na última segunda-feira, anunciando uma série de apresentações pela América Latina. Villagrán pretende se despedir do papel após quase quatro décadas o interpretando sem interrupções.


Segundo o jornal mexicano Diario Independente, o comediante já tinha começado a turnê em dezembro no Circo Unión, na Cidade do México, mas agora pretende encerrar sua carreira.

Villágran foi apresentado a Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, em 1973, por Rubén Aguirre, conhecido pelo público como o professor Jirafales.

O ator é responsável por todos os trejeitos do personagem, um menino mimado e quase maldoso que tem as bochechas infladas.

Em 1978, Villágran saiu do seriado para se dedicar somente a Quico, que ganhou um programa na Venezuela. O ator Ramón Valdez, o Seu Madruga, foi com ele para o país, onde atuou como personagem secundário.

Na década de 80, Villágran travou uma batalha judicial com Bolaños, que reclamou os direitos de Quico. Eles só voltaram a se falar há cerca de oito anos, quando se reencontraram em um programa de TV.

Nos últimos anos, o ator criou esquetes para O Circo do Quico, série de apresentações que fez ele correr vários países do mundo, entre eles o Brasil e Estados Unidos.

A luta pelos direitos do personagem e a aparente rixa entre ele e Bolaños fizeram Villágran ser banido da Televisa, maior emissora de TV do país, onde Chaves é exibido até hoje na versão original e em forma de desenho animado.

Sua última declaração polêmica sobre o programa aconteceu em 2008, quando Villagrán declarou que Chaves recebeu incentivo financeiro de narcotraficantes, algo que todo o elenco da série sempre negou, apesar dos freqüentes boatos.

Fonte: Terra-Gente & TV

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...