quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Gamers desistem das Lan-Houses, Afirma estudo


 Estudo indica que LAN houses estão perdendo o público gamer e atraindo usuários da classe C.



A TV Cultura divulgou os números parciais de uma pesquisa feita em 27 LAN houses espalhadas pela cidade de São Paulo. De acordo com a TV, foram ouvidas 376 pessoas em redes desde a favela de Heliópolis até a região da avenida Paulista.


A principal conclusão do estudo é que o uso das redes de computadores para jogos online vem perdendo espaço.


Há cinco anos, a maior parte dos usuários de LANs buscava encontrar os amigos para jogar online. Com a expansão da banda larga, usuários das classes A e B podem jogar a partir de suas casas e o uso de LANs para este fim está declinando.


Em compensação, cresce a presença de usuários das classes C e D neste tipo de estabelecimento. A maior parte dos usuários ouvidos diz que vai à LAN ao menos uma vez por semana com o objetivo de fazer pesquisas escolares, procurar empregos, ler notícias, e-mail e pagar contas.


Entre o público adolescente é mais comum o uso da web para ouvir música, ver vídeos e usar ferramentas como redes sociais e mensageiro instantâneo.



Segundo os números do estudo, apenas 17% dos frequentadores de LANs possuem PC em casa. Em geral, esse percentual é composto de usuários que, embora tenham conexão, recorrem às LANs quando estão longe de casa.


Outros 40% dos frequentadores contam, além das LANs, com o acesso na casa de amigos. Um universo de 17% diz contar exclusivamente com a LAN house para acessar a internet. O estudo diz ainda que a maioria dos usuários têm até 24 anos.


Entre os serviços preferidos pelos usuários estão o uso do comunicador Windows Live Messenger (MSN) e o orkut. Também aparecem como muito acessados o serviço de buscas do Google e os portais UOL e Terra.



Cultura terá parceira com LANs:


O estudo faz parte de um projeto desenvolvido pela TV Cultura de produzir conteúdo educativo para distribuição nas LAN houses. Inicialmente, a Cultura já conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, o que garante à rede um universo de 300 telecentros para oferecer seu conteúdo. O objetivo da Cultura, no entanto, é avançar em parcerias com LANs privadas.



A ideia da Cultura é usar esses pontos de acesso à web oferecer cursos de formação profissional e aplicações educativas online. Este projeto, porém, ainda está em fase de desenvolvimento.
 
 
Fonte: Plantão INFO

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