sábado, 17 de dezembro de 2011

Especial Tezuka Day: Maa-chan No Nikkichou - Os primeiros passos do mestre!!

Isso mesmo galera! Enfim, chegou o Tezuka Day.
O envento surgiu entre conversas de Blogueiros, onde percebeu-se a importancia de falar mais de Osamu Tezuka. Então, o Gyabbo! reuniu a galera. E juntos, demos vida as esse lindo dia de homenagens! E para tal homenagem, nós do OtakuYousai, preparamos essa matéria falando de uma das obras mais importantes de Tezuka: Maa-chan No Nikkichou!

Maa-chan No Nikkichou (O Díario de Maa-chan em uma tradução livre), como dito no começo da matéria, é uma das obras mais importantes de Osamu Tezuka, simplesmente por ter sido seu primeiro trabalho como profissional. O mangá foi publicado na Shokokumin Shinbun (Jornal Infantil da pré escola Maichini) de 4 de Janeiro a 31 de Março do mesmo ano. Isso foi no final da Segunda Grande Guerra e Tezuka tinha 17 anos na época.



A obra é em estilo Yon-Koma (4koma: tirinhas que funcionam da mesma forma que as ocidentais. Porém, possuem obrigatóriamente quatro quadros na vertical.) e teve um total de 73 tirinhas pubicadas que foram compiladas nem unico volume tankouben em Fevereiro de 1982, na revista Yubundo da editora Kodansha.

O mangá é um demografico kodomo de comédia e slice of life (histórias com doses de realismo) que narra a vida de Maa-chan. um garotinho em idade escolar no período da Segunda Guerra Mundial que vive aventuras triviais dessa idade ao lado de seu amigo Ton-chan.
Os dois aprontam na escola, com seu professor e até com os pais do protagonista. Eles fazem traquinagens o tempo todo. Isso até lembra histórias como: TOM & JERRY ou Pica-pau (mas sem auqla violência exacerbada...)

imagem ilustrativa.
Tem uma passagem do mangá em que Maa-chan derruba o cachimbo de seu pai numa poça de lama e diz: "hmmm... acho que é só lavar...". Ele lava o cachimbo e quando seu pai vai fumar, saem bolhas aos montes!

Enefim! É isso. O mangá é um kodomo nada complicado. Apenas as aventuras que toda criança de 4 ou 5 anos experimenta (aventuras saudaveis, hein crianças ~,Ov) -provavelmente uma forma de desviar a atenção das crianças naquela época caótica-.

O mangá já mostra as características que posteriormente se tornariam marcantes no traço do mestre e, também a "forma cinematográfica" de narrar/conduzir a história. Característica essa, que é o que (basicamente) define a estética do mangá de hoje. Tudo graças a Tezuka.

Concluindo:
Maa-chan No Nikkichou é um mangá que valhe a pena ler pela simplicidade, mesmo sendo infantil (francamente: isso é irrelevante). É leve, engraçado, marcou época e o inicio da carreira profissional do Deus do Mangá.
A obra não foi lincenciada em outro lugar além do Japão e espero que esse evento desperte o interesse das editoras de em lançar as obras comentadas hoje que ainda se encontram inéditas por aqui. Seria um presente e tanto.

Espero que tenham gostado. Então comentem, compartilhem e fiquem de olho na Fan Page!


postado por: Conde Drahgo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ohayou Conde Drahgo!

Todo mundo falou do Tezuka Day e de inúmeras obras de Osamu Tezuka,porém até agora ainda não tinha sabido da sua primeira obra como profissional,
Maa-chan No Nikkichou(O Díario de Maa-chan).Acho que foi até uma certa sorte sua poder falar "do início do início dos mangás".
Esta raridade valeu como curiosidade de elementos pré-cursores dos seus mangás e de outros autores seguintes.
First comment para o 1º trabalho de Tezuka e para minha primeira visita no blog. =)

Conde Drahgo disse...

Nooossa! Valeu mesmo! Pena que eu não sei quem é você que deixou este comentario tão lisongeiro.
E eu, muito manteiga derretida, fiquei muito emocionado. De verdade.
Foi uma honra e uma sorte poder falar de maa-chan.
Tive um grande trabalho para fazer a pesquisa e é otimo ter retorno não só na quantidade de views mas, também, em comentários.
Feedbacks são muito bem vindos (positivos ou negativos).
E fique ligado (a), que dentro em breve teremos novidades por aqui ;D.
Obrigado

Anônimo disse...

Saudações!

Não se preocupe não é por nada em especial,mas ninguém sabe mesmo.E estou quase começando a acreditar na reação dos meus comentários devido a alguns retornos. ;]
Pude realmente ver que se não tivesse o tal mangá - devidamente preservado - por algum tipo de acaso;a pesquisa por certo seria onerosa todavia não menos satisfatória.
"Favoritar" para conferir num pós-Tezuka Day.Ja ne! =}

Conde Drahgo disse...

Hehe ARIGATOU. Vlw mesmo!
espero SEMPRE contar com seus comentários e criticas.
Se tiver alguma sujestão, vamos adorar ou ouvir e, se possivel, acatar!
Se puder recomendar o blog a nossa equipe agradece muito.
See ya!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...