domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entrevista EXCLUSIVA com Studio Seasons!!

O Studio Seasons foi criado em 1996 pelas artistas: Montserrat- roteiro, Sylvia Feer- arte e Simone Beatriz- arte. Montserrat e Simone nos consederam uma entrevista exclusiva para falar sobre trajetória, carreira e futuro. Nos acompanhe nesse bate-papo. Com vocês: Studio Seasons!

  

 

Tom-kun: O grupo foi criado em 1996.de quem foi a iniciativa, como tudo começou?
SS: A ideia inicial foi da Sylvia Feer e minha. Nós resolvemos fazer histórias usando o estilo gráfico do mangá e precisávamos de mais desenhistas. Daí, nós convidamos a Simone Beatriz.
Dora, perssonagem de Zucker

Tom-kun: Quais os estilos de mangás/histórias favoritos de vocês?
SS: Montserrat- Eu gosto mais de mangás shounen, josei e seinen; Simone- também gosto de shounen e seinen e a Sylvia gosta mais de shounen e algo de seinen.

Tom-kun: Basicamente um mangaká/escritos possui referencias no desenrrolar de sua trajetoria. qual ou quais os artistas que as inspiraram?
SS: Montserrat: minha base para escrever é literária e minha influência para desenhar vem do cinema, literatura e arte clássica. Dos mangás alguns que me inspiram são esses: Clamp, Chiho Saito, Kaoru Mori, Takeshi Obata, Range Murata e Iwasaki Youko.
ilustraçao do portifólio de Simone
Simone: minha influência também vem da arte clássica, principalmente arte-final. Alguns artistas que gosto: Nanpei Yamada, Kaoru Mori, Motoka Murakami e Shou Tajima.
A Sylvia tem bastante influência clássica e os mangakas preferidos são Nobuhiro Watsuki, Chiho Saito, Rumiko Takahashi, Daisuke Moriyama, Takeshi Obata e Clamp

Tom-kun: Vocês fizeram algum cursso ou são alto de data?
SS: Somos todas auto-didatas, mas já participamos de alguns workshops na ABRADEMI há muuuuitos anos atrás.

Tom-kun: Em 2008 vocês tiveram a oportunidade de publicar na neo tokyo a série Ronins, em 2009 a série Zucker. como começou essa parceria?
ilustraçao de Sylvia Feer
SS: nós já conheciamos o Junior Fonseca e ele tinha interesse em nossos trabalhos desde 2002 quando lançamos a primeira versão de Alesh e Oiran. Mas foi só em março de 2008 que conseguimos um canal de publicação nacional, primeiro através da revista Neo Tokyo, e depois através da editora NewPOP.

Tom-kun: Por falar em Zucker, como e quando surgiu o contato da newpop editora para lançar o volume de zucker com seus capitulos compilados?
SS: O Junior Fonseca, que produz a revista Neo Tokyo para a editora Escala, é o editor da NewPOP. Quando lançamos Zucker na revista, já tínhamos editora para nossos trabalhos.

Tom-kun: O layout de pagina de seus mangás segue diagramaçao de leitura ocidental e com onomatopeias em português. Isso é uma exigencia das editoras ou um costume de vocês?
SS: É uma escolha nossa. Como estamos no Brasil, achamos natural usar o sentido de leitura e idioma do país, até por uma questão de valorização local.

Tom-kun: Quais os recussos gráficos(photoshop...) que o grupo utiliza em suas obras?
SS: Utilizamos alguns programas como Photoshop, MangaStudio, Corel Painter, SAI e InDesign. São programas utilizados para dar suporte técnico nas várias etapas de produção.

Tom-kun: O quadrinho brasileiro: Holy Avanger de Marcelo Cassaro chegou a ser animado. Vocês tem espectativas de que isso ocorra com alguma de suas obras? Já surguiu interesse de alguma emissora^^?
SS: Holy Avenger teve uma abertura feita em animação, mas não chegou a ser produzido por problemas técnicos, me parece, com os responsáveis pelo trabalho. Para se fazer uma animação é necessário capital, investidores e grupos especializados em animação. É um processo muito caro e burocrático, aqui. Não é nossa prioridade, no momento.

Tom-kun: Vocês estão com algum novo projeto para 2011?
SS: Estamos produzindo Helena do Machado de Assis; Mitsar está sendo publicado na Neo Tokyo e existem outros projetos em andamento, também, com datas diferentes para serem lançados.

Ilustraçao de Montserrat
Tom-kun: Uma dica conselho para os aspirantes a mangaka ou roteiristas?
SS:Disciplina, organização, estudo e humildade. É uma área difícil e você tem que ter um bom motivo para estar nela, além da busca pelo dinheiro, porque este demora para chegar. Tem que gostar muito disso e não desistir fácil. ^___^


Fica então a recomendação: Acompanhem o maravilhoso trabalho do Seasons e façam de tudo para adquirir Zucker que é super recomendado, vale a pena^^. Até mais!!!!



2 comentários:

Conde Drahgo disse...

genteeeee. pls, deixem comentarios para eu ver se vcs gostaram da matéria^^
até

Marcelo Pimenta disse...

Ficou ótima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...